Quem é Jesus?

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo?

Essa é a mais importante pergunta desse blog: Quem é Jesus Cristo? Para responder a essa questão, vou citar um breve artigo da revista A Sentinela de Maio de 2009:

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna” — João 3:16.

QUAL É O DESAFIO?

Alguns talvez tentem convencer você de que Jesus não foi uma pessoa real. Outros admitem que ele existiu, mas afirmam que foi apenas um homem comum que já morreu há muito tempo.

COMO VOCÊ PODE VENCER O DESAFIO?

Siga o exemplo do discípulo Natanael. Seu amigo Filipe contou-lhe que acreditava ter encontrado o Messias — “Jesus, filho de José, de Nazaré”. No entanto, Natanael não se convenceu disso só por causa das palavras de Filipe. Na verdade, ele disse: “Pode sair algo bom de Nazaré?” Mesmo assim, aceitou o convite de Filipe para ‘ir e ver’ por ele mesmo. (João 1:43-51) Você também se beneficiará de examinar por si mesmo as evidências a respeito de Jesus. Como pode fazer isso?

1. Examine as provas históricas de que Jesus foi uma pessoa real. Josefo e Tácito foram dois historiadores respeitados que viveram no primeiro século e não eram cristãos. Eles se referem a Jesus Cristo como uma figura histórica. Ao descrever como o imperador romano Nero culpou os cristãos pelo incêndio de Roma em 64 EC, Tácito escreveu que Nero “procurou achar culpados, e castigou com as penas mais horrorosas a certos homens que, já dantes odiados por seus crimes, o vulgo chamava cristãos. O autor deste seu nome foi Cristo, que no governo de Tibério foi condenado ao último suplício pelo procurador Pôncio Pilatos”. Com respeito às referências feitas por historiadores do primeiro e segundo séculos a Jesus e aos primeiros cristãos, a Encyclopædia Britannica, edição de 2002, diz: “Estes relatos independentes provam que nos tempos antigos nem os oponentes do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus, que foi questionada pela primeira vez e em bases inadequadas em fins do século 18, durante o século 19 e no início do século 20.” Em 2002, um editorial do The Wall Street Journal declarou: “A maioria dos eruditos, com exceção de uns poucos ateus, já aceitou Jesus de Nazaré como um personagem histórico.”

2. Considere as provas da ressurreição de Jesus. Quando Jesus foi preso por seus opositores, seus amigos mais achegados o abandonaram, e seu amigo Pedro, por medo, negou que o conhecia. (Mateus 26:55, 56, 69-75) Depois da prisão de Jesus, seus seguidores se espalharam. (Mateus 26:31) Então, de repente, seus discípulos entraram em ação. Pedro e João corajosamente enfrentaram os homens que haviam tramado a morte de Jesus. Os discípulos de Jesus ficaram tão motivados que divulgaram o seu ensino por todo o Império Romano, preferindo enfrentar a morte a transigir em sua fé. Qual foi um dos motivos para essa mudança drástica de atitude? O apóstolo Paulo explica que Jesus foi levantado dos mortos e “apareceu a Cefas [Pedro], depois aos doze”. Paulo acrescenta: “Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez.” A maioria dessas testemunhas oculares ainda estavam vivas quando Paulo escreveu essas palavras. (1 Coríntios 15:3-7) Teria sido fácil para os céticos descartar o testemunho de uma ou duas testemunhas. (Lucas 24:1-11) Mas o testemunho de mais de quinhentas pessoas foi uma prova convincente de que Jesus realmente foi levantado dos mortos.

QUAL É A RECOMPENSA?

Aqueles que têm fé em Jesus e obedecem a ele podem ter os seus pecados perdoados e manter uma consciência limpa. (Marcos 2:5-12; 1 Timóteo 1:19; 1 Pedro 3:16-22) Se morrerem, Jesus promete ressuscitá-los “no último dia”. — João 6:40.

O trabalho desse blog é responder satisfatóriamente a pergunta lançada acima, e busca verificar o que A Bíblia Realmente Ensina sobre Jesus Cristo.

QUER SABER MAIS SOBRE CRISTO?

Se você quer saber mais sobre Cristo, esse blog pode te ajudar muito, pois oferecemos diversos artigos para ajudá-lo a conhecer mais sobre Jesus Cristo. Caso você tenha interesse, clique aqui e encontre nossos artigos sobre Quem foi Jesus Cristo? e certamente você será esclarecido. Caso sobrem dúvidas, visite nossa página de recados e faça sua pergunta.